janeiro 16, 2006

Nem só de céu vive Ipanema...


Pra você eu escrevo um poema
Que fale sobre os seus encantos
Que fale sobre o céu de Ipanema
Que fale sobre a pele morena
Que me faz sonhar acordado
De frente pro mar... (Você Pode - Seu Cuca)

O que é um domingo de Sol no Rio de Janeiro,
não é mesmo, minha gente? Pois é...
Domingão ensolarado, calor de 40º graus e
Rio de Janeiro é uma combinação que só
pode resultar em praia!

Ipanema estava fervendo, tanto pela areia
quentíssima quanto pelo mar de gente que

tomou a praia. Mas é aquilo, né, minha
gente, nem tudo é perfeito; e esse post não
será para falar das belezas do céu de
Ipanema. É de protesto mesmo! E fiquei me
perguntando ontem: do que adianta ter
tantas praias tão maravilhosas, e encher a
boca pra falar delas, se tantos cariocas não
sabem -- literalmente não sabem -- como se
comportar nelas?

Tudo começa no metrô, quando atestamos
a falta de educação de determinadas
pessoas. Acho que é por isso que a
integração pra Ipanema não funciona aos
domingos... Pessoas gritando sem motivo,
não respeitando os assentos preferenciais e
tal... O Ricardo chegou a comentar num post
sobre as pessoas quebrando o metrô no dia
do show do Babado Novo no Flamengo.

Na praia, algumas pessoas passam de
chinelo, e, sem o menor cuidado, despejam
toneladas de areia em você. É uma ginástica
se desviar dos jatos de areia.

Pra completar o show, eu pergunto: custa
muito pegar o seu lixinho e jogar fora? É
incrível -- no sentido mais original da
palavra -- que as pessoas não tenham a
menor senso e deixem tanta sujeira na
areia. Um cigarrinho, um canudinho, uma
garrafinha, uma latinha... De inofensivas
inhas em inhas a praia fica uma sujeirada.
Pior ainda é a Prefeitura não fazer uma, nem
uminha, campanha de conscientização sobre
o assunto...

Reparei que esses problemas são mais
fortes em Ipanema do que na Barra, que
é onde normalmente vamos. Não estou
aqui falando mal das praias do Rio. Ao
contrário, é realmente um protesto. Não
adianta idolatrar cegamente belezas da
Cidade Maravilhosa se se é incapaz de jogar
suas sujeiras no lixo.

Felizmente não são todos os cariocas que
fazem esse tipo de barbaridade, mas são
tantos os que fazem que a coisa fica
complicada... A única coisa que tá faltando
é um pouquinho de consciência. =(

É isso, minha gente! Não dá pra ser feliz
assim, né? Mas, de resto, tirando esses
probleminhas, só tenho a dizer que:

O Rio de Janeiro continua lindo
O Rio de Janeiro continua sendo
O Rio de Janeiro fevereiro e março
Alô, alô, Realengo
Aquele abraço!
Alô, torcida do Flamengo
Aquele abraço!


=)

E de resto, vamu querê, né?
=P