junho 28, 2006

Mimos de fim de período...

2 big trabalhos para essa semana, sendo que um deles é pro Big Boss e mais e 2 trabalhos, 1relatório de estágio e uma 1 prova na semana que vem.

Só alegria! Só emoção!

E, de resto, vamu querê, né?
=)

junho 24, 2006

Verde das matas e amarelo do ouro? Acho que não...


Bandeira do Império do Brasil

Gente, dia desses, naqueles momentos-reflexão das viagens de ônibus -- sabem? -- eu estava pensando nesse negócio de todo mundo vestindo verde-e-amarelo. Todos embevecidos com o sentimento de exaltação do verde de nossas matas e com o amarelo de nosso ouro... Epa! Verde das matas?! Amarelo do nosso... ouro?!

Pois é, minha gente, apesar de esse ser o significado corrente para as cores da nossa bandeira nacional, a coisa não é bem assim...

É claro que essas cores têm um significado e não foram escolhidas aleatoriamente. Tudo começou com a bandeira do Império do Brasil, essa que tá aí em cima. O verde, hoje popularmente atruído às nossas riquezas naturais de origem vegetal, originalmente simbolizava a Casa de Bragança, da qual era membro o Imperador D. Pedro I, já que era cor de Bragança, enquanto o amarelo representava a Casa de Habsburgo (cor dos Habsburgo), de onde veio a Imperatriz D. Leopoldina, mulher de D. Pedro. A única diferença da bandeira do Império pra nossa atual bandeira é que, enquanto a nossa tem o disco azul com a faixa Ordem e Progresso e as estrelas que representam os estados e o Distrito Federal, a imperial tinha a esfera armilar dourada (de origem portuguesa) e, por trás dela, a cruz da Ordem de Cristo. Sobre tudo isso, por fim, tinha a Coroa Imperial de D. Pedro I.


Reino do Brasil independente ..........

Na verdade, antes da bandeira imperial, houve uma outra, a do Reino do Brasil independente, essa que tá aí em cima, de setembro a dezembro de 1822. A diferença dela pra do Império era basicamente a Coroa acima do brasão. E com a queda do Império, temos também uma outra bandeira antes da atual. Uma horrorosa, no modelo da bandeira dos Estados Unidos, mas, ao que parece, não houve identificação da "nação" com ela. Por isso ela durou apenas 4 dias... =P

1ª Bandeira da República

Estão vendo, amiguinhos? Blog também é cultura -- e História! Palavra de historiador!



E, de resto, vamu querê, né?
=)

junho 19, 2006

Quase uma apologia ao ócio



Gente, tem alguma coisa melhor do que chegar em casa no início da tarde e poder ligar a televisão no Vale a pena ver de novo e na Sessão da tarde? Pois é... Eu adoro!!!!! Ver uma novelinha requentada e depois aquele filminho que já passou zilhões de vezes, tipo, A Princesinha, A Princesa Xuxa e os Trapalhões, Os Trabalhões (e todas as variações de subtítulos que isso pode trazer), Uma linda mulher, sabe?

Ai que delícia!!! É claro que todo dia cansa, mas, de vez em quando, cai super bem, né?

Não, não que eu tenha feito isso hoje. Na verdade, fiquei na vontade porque cheguei em casa cedo, mas eu tinha tanta coisa pra fazer... Como disse, fiquei só na vontade...

Não vou me estender muito, não. Isso aqui não é bem um post. Tá mais pra um... comentário. Comentário. Isso! Pois é... Mas que é gosto, é, né?

E, de resto, querendo sempre.
=)

junho 18, 2006

Um post sobre o Hexa ou um post torto de reestréia



Ainda não sei muito bem sobre o que vou postar. O importante é que, tal qual fênix, meu blog mais uma vez retornou das próprias cinzas! Bem, por isso peço desculpas por esse post... torto. =)

Em clima de Copa do Mundo, então, vou deixar o manifesto de torcida pelo hexa! Muitos dizem que não ligam pra Copa, que ela só serve para alienar as pessoas das questões político-econômico-sociais, mas eu acho que a coisa é um pouco mais profunda que isso.

As pessoas ficam mais alegres, os chafarizes do Rio de Janeiro jorram todos suas águas abundantemente, todos se vestem de verde e amarelo! Acho tudo tão alegre! Acredito, como andei conversando com o amiguinho André, do Necrosis - Estinzione, não é tão simples assim. Quer ver? Chove gente acusando a sociedade brasileira de não ser "patriota" em datas como a Independência ou o Descobrimento ou a Proclamação da República. Esses eventos não estão presentes na memória popular. Uma independência feita por um príncipe português e guiada por gente endinheirada e uma República que veio sem que os povos se dessem conta do que aquilo simbolizava, como os relatos da época mostram.

Mas futebol é um esporte super popular e ninguém joga bola melhor que brasileiro. Acho que, talvez, o que acontece com a Copa aqui no Brasil seja mais ou menos o que acontece com a Indepência dos Estados Unidos (não estou dizendo que independência deles foi uma coisa pelo povo e para o povo, não é isso...), ou com a Queda da Bastilha na França, sei lá... Ou pode ser tudo uma grande besteira, né?

Mas, enfim, adoro Copa! Torço, fico irritado quando a Seleção perde ou empata ou joga mal. E olha que eu nem gosto muito de futebol!

Agora deixa eu ir que o jogo tá pra começar.
E, de resto, vamu querê, né?
Abração!
=)