agosto 22, 2007

Sobre passeios de barca com amigos e gostosos finais de semana



Neste final de semana a Guanabara amanheceu mais alegre e colorida. Pudera: Receber amigos em casa é das maiores delícias!

Entre um passeio de barca pela Baía da Guanabara e uma volta de bondinho por sobre os Arcos da Lapa e por Santa Teresa, maravilhas como vista panorâmica da cidade lá do Parque das Ruínas, Jardim Botânico, Lagoa, Arpoador e Lapa serviram de cenário a esse encontro. Ah! E Mangue Seco, é claro! Na verdade, não necessariamente nesta ordem. O passeio pela Baía não foi o primeiro nem a visita a Santa Teresa foi o último, mas eu não queria perder a construção da frase. Pareceu bonita quando pensei! =D




Mas não vou me estender em relatos. Farão com certeza comentários sobre o final de semana melhores do que os que eu poderia fazer. Sem contar que, preciso confessar, fico temeroso de que a qualquer momento um guarda apareça e diga que os comentários sobre o final de semana são apenas para os animais silvestres (*piadinha interna*)! De qualquer maneira, foram dias maravilhosos!!!



E não há como não comentar o mimoso presente que ganhamos dos queridos Mindu e Aventura. Acho que expressa bem esses momentos tão alegres e prazerosos. Obrigados, meninos! Ficamos -- não tenham dúvidas -- emocionadíssimos! Ah, também não posso deixar de comentar que as referências recebidas sobre o Mindu de maneira alguma eram exageradas. Fico feliz que duas pessoas tão maravilhosas estejam juntas!



Pois é, gente... No final, só resta perguntar: E aí, quando será a próxima???

=D

agosto 01, 2007

7 Maravilhas do Rio

Fiquei sabendo neste domingo que o jornal O Globo está realizando um concurso para a eleição de 7 maravilhas do estado do Rio de Janeiro (As 7 Maravilhas do Rio). As votações serão divididas em dois turnos. No primeiro, os eleitores escolherão entre 30 candidatos a maravilhas; no segundo, votarão nos 15 finalistas. Cada eleitor vota em 7 candidatos (mesmo esqueminha da eleição das novas maravilhas do mundo). O site para a votação é http://www.7maravilhasdorio.com.br/ e o resultado final sai no dia 23 de setembro.

Eu, que adoro essas coisas de enquetes, votações etc., já peguei minha canetinha e fiz uma prévia de meus votos no próprio jornal, e ontem confirmei pelo site meus escolhidos. Como eu aposto que estão todos curiosos (!), vou listá-los abaixo:


1. Centro Histórico de Paraty



Para mim, esta é a maravilha das maravilhas do Rio de Janeiro! Sua arquitetura colonial, de inícios do século XIX e suas simpáticas ruas estreitas com calçamento "pé-de-moleque" dão um charme todo especial à cidade.

2. Arcos da Lapa

Com sua construção finalizada no século XVIII, o outrora Aqueduto da Carioca, construção que ia do Morro de Santa Teresa ao Morro de Santo Antônio, conhecido atualmente como os Arcos da Lapa, abastecia a cidade do Rio de Janeiro levando de Santa Teresa as águas do Rio Carioca. O principal ponto de chegada dessas águas era o atual Largo da Carioca, no Centro da Cidade. Existiam outros aquedutos menores, mas este é o único que restou de pé (pelo menos no Centro do Rio). Já há mais de um século sem a sua função original, hoje o antigo aqueduto serve de passagem para o bonde de Santa Teresa (que passa por sobre os Arcos), o único bonde ainda em atividade no Rio de Janeiro. Os Arcos abrigam ainda sob os pés e em suas redondezas uns dos pontos mais ecléticos da noite carioca.

3. Praia de Ipanema

.
.
.
.
"Pra você eu escrevo um poema
Que fale sobre os seus encantos
Que fale sobre o céu de Ipanema
Que fale sobre a pele morena
Que me faz sonhar acordado
De frente pro mar"
Seu Cuca

.
Já dizia Tom Jobim que não se conhece a felicidade sem se morar em Ipanema. Cenário da Bossa Nova e ponto de passagem/chegada de blocos de carnaval como Simpatia é quase amor, Que merda é essa? (meu preferido!) e Banda de Ipanema, para mim a praia de Ipanema é a mais bela das praias da Zona Sul carioca.

4. Restinga da Marambaia




A Restinga da Marambaia é um território ao sul do estado sob proteção da Marinha e do Exército. A parte sob a jurisdição da Marinha é conhecida como Ilha da Marambaia e é dela que eu vou falar aqui. Quando eu era pequeno, costumava ir muito a essa ilha. Era um lugar que mexia muito com o meu imaginário. Lá não existe comércio e, além das instalações militares, há várias casinhas que não sei para que servem, mas que naquela época nos hospedavam!!! Mas o que revirava a minha imaginação era a senzala que ainda existe na Ilha, ou melhor dizendo, os resquícios de uma senzala que lá existia no século XIX. Digo resquícios porque infelizmente a senzala nunca foi tombada, nem pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) ou pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), como o nome sugere, órgãos, respectivamente federal e estadual, de proteção e preservação de nosso patrimônio histórico e artístico. Daí o prédio já sofreu várias intervenções tanto externas quanto internas. Há alguns anos atrás, quando eu costumava freqüentar a Ilha com a minha família, apenas a primeira parte da senzala era ocupada como restaurante. As outras partes eram vazias e me davam um certo arrepio, ao mesmo tempo que me chamavam MUUUUUUUUUITO a atenção. Hoje essas partes são ocupadas com o Hotel de Trânsito, que abriga militares e seus familiares em passagens pela Marambiaia. Para completar o cenário que mexeria com a cabeça de qualquer criança, logo na frente da senzala existe um casa encoberta por raiz e tronco de uma árvore, bem no caminho para um piscina de pedra que recebe constantemente água vinda de uma pequena cachoeira. Eu poderia ficar falando e falando de váááááááários outros aspectos do lugar, mas não é o momento mais apropriado e a descrição desse candidato já foi bem extensa!!! Realmente um lugar completamente encantador!

5. Igreja do Outeiro da Glória

Localizada no Outeiro (um pequeno monte) da Glória, foi a igreja em foi batizado D. Pedro II e, se não me engano, D. Maria da Glória, filha mais velha de D. Pedro I que viria a ser aclamada D. Maria II de Portugal. Construída em formato octogonal (se não me engano, existem pouquíssimas com esse formato pelo Brasil), além de a igreja ser um charme, lá de cima temos uma belíssima vista da Baía da Guanabara, do Centro da Cidade, do Aterro do Flamengo e da Praça Paris! Os arredores da igreja também são um capítulo à parte. As pequenas ruas do bairro, cheias de subidas e descidas quase desertas, fazem-nos sentir como se nem estivéssemos no Rio de Janeiro.

6. Jardim Botânico
.
Implantado pelo príncipe regente D. João (futuro D. João VI) quando de sua chegada ao Brasil, sob o nome de Jardim da Aclimatação, sua função era aclimatar plantas de origem oriental. O Real Horto, já existente antes da chegada de D. João à América serviu de embrião e base para o Jardim criado pelo Príncipe. Hoje é, sem sombra de dúvidas, um dos lugares mais aprazíveis do Rio de Janeiro. Seu orquidário, seus jardins e suas imponentes palmeiras imperiais dão todo um clima a mais ao parque, que, na verdade, não é bem/apenas um parque, mas um instituto de pesquisa aberto à visitação.




.
7. Lagoa Rodrigo de Freitas

Para ser extremamente sincero, não foi sem enormes dúvidas que dei o meu último voto. Acabei escolhendo a Lagoa Rodrigo de Freitas. Localizada à Zona Sul do Rio, é onde tem aquela famosa Árvore de Natal da Lagoa (o nome oficial dela é Árvore de Natal da Bradesco Seguros, mas só o Bradesco a chama assim...). É um lugar ótimo para se fazer passeios em manhãs de domingo com caminhadas, passeios de bicicleta e de pedalinho pela própria Lagoa.



Como eu ia dizendo, este meu último voto, o da Lagoa, ficou dividido entre vários candidatos, dentre os quais, a belíssima Quinta da Boa Vista (outrora morada de D. João VI, a D. Pedro I e a D. Pedro II e onde atualmente estão o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional), o Museu Imperial de Petrópolis (antigo palácio de veraneio de D. Pedro II e da Família Imperial), a Igreja da Candelária e o Theatro Municipal.

E você? É do Rio? Conhece o Rio? Vê o Rio pela televisão? Na sua opinião, quais são as 7 maravilhas que oferecemos ao mundo e a nossos visitantes? Se estiver de bobeira e quiser participar ou se quiser apenas saber quais são os outros fortíssimos candidatos: http://www.7maravilhasdorio.com.br/.